top of page

Como escolher o tipo de yoga mais adequado para você

Atualizado: 10 de jan. de 2022

São tantos os estilos de yoga que existem, que o praticante quando inicia sua pesquisa para praticar, fica na dúvida. Cada professor vende seu yoga como se fosse único e "correto", mas o que a história do yoga mostra é que todas as práticas corporais são frutos de uma única fonte: o Hatha Yoga.


Quando falamos em praticar Yoga, falamos que encontrar o estado do Si Mesmo é praticando por inúmeros caminhos. São 8, mas estes deixaremos para um outro momento.


Uma das oitos formas de praticar este encontro com o Eu absoluto é através da prática corporal da Escola do Yoga. Esta tem sua raiz "emprestada" da Filosofia Tantra e que foi incorporada por volta do século XVI.


O Hatha Yoga é a primeira prática corporal que tinha/ tem seu propósito, purificar, tonificar, revigorar e energizar o corpo físico, equilibrando a energia vital para a mente acalmar e assim encontrar a libertação de si no estado Meditativo. Fazia e para as tradições mais ortodoxas do Tantra, faz parte do ritual diário.


Após o ano de 1500 muitas outras linhagens tomaram emprestada esta prática corporal reformulando o rito e criando uma nova forma de conduzir as técnicas vigorosas.


Muitos discípulos dos Mestres Hatha Yogis, querendo acompanhar a necessidade social da época, criaram novas roupagens de práticas com técnicas desenhadas e protocolos repetitivos para definir aquele yoga como seu.


Muitos nomes já deve ter sido lido ou escutado por professores e praticantes: ashtanga vinyasa, vinyasa flow, flow yoga, power yoga, hot yoga, yin yoga, yoga restaurativo, yoga beer, yoga wine, e por assim muitos novos surgirão.


O que importa é o praticante reconhecer sua fase atual e qual tipo de necessidade o corpo pede para o momento. Essa necessidade pode variar de fase para fase, mas pode ser de dia para dia. É neste momento que um professor capacitado terá a inteligência e habilidade para conduzir seus praticantes de forma que atende à todos da sala. Aulas com com mais permanência, ou fluência, ou mais vigorosa, mais restaurativa.


Lembre-se que seu professor está alí para lhe conduzir e ensinar. Confie e tire suas dúvidas.

Aproveite cada instante da sua aula.


Cada um com seu Yoga e todos Harih Om

Namastê




6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page